Páginas

Bem vindo, bem vindo!

Daqui pra baixo é sob o comando de Paulinho Junior, Vini Martini, Omar Omairi e Daniel Balbinot!

Pra quem tá chegando no blog pela primeira vez agora, saibam que todo o conteúdo dele é colocado na busca de te acrescentar informações e entretenimento, sem agredir ou ir pro lado tosco.

PROCURAMOS PARCEIROS PARA POSTAR! TA AFIM DE AJUDAR? DEIXA UMA MENSAGEM ALI EM BAIXO

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Imortalidade x Habilidade

Imortalidade.

Cara, que jogo foi aquele. O melhor jogo do ano até o momento (fora algum da Liga dos Campeões). Ah, o badalado Santos. Cara, nunca tive nada contra o Santos, mas que nojo me deu desse time deles por causa da imprensa, desde o início do ano. Eles jogam bem, não tem como negar, futebol de habilidade. Mas é muita mídia em cima desse time deles, nossa. Quarta então, chegou a grande hora, hora dos meninos da vila enfrentarem os homens da azenha. Tudo que eu queria, ver como o time da mídia se portava diante do Imortal copeiro e do Monumental lotado. E claro, eu tinha que estar lá, do lado da Geral. Porque?
Porque apesar de abatida com os 0-2 não parou de cantar


O time entrou num 3-5-2 desorganizado e sem defesa. Victor saiu mal, ninguém marcou André que fez 1 a 0 pro Santos. Ofensivamente até estávamos bem, havíamos criado chances. Porém Douglas não jogou nada, pior ainda, "deu" o segundo gol pro Santos. E pra piorar Jonas perdeu um penalti. Até na geral ficava ruim de arrumar motivação e torcer. Intervalo e aquele aperto: O time da habilidade venceria o da garra?

No segundo tempo, cantei, cantamos, a Geral. O Imortal impôs respeito voltou com uma 4-2-2-2, formação certa.

Transmito a vocês o que disse Elton Alonso Pompeu, colunista do blog santista sobre o resto do jogo:

"Primeiro de tudo. O futebol do grêmio decepciona. Não tem nada de diferente da tradição do grêmio. Brigador pra caramba. Obstinado, teimoso e que converte em erros alheios. Só.
Um time que se nutre de um mito. Um mito criado, no qual toda a mística do grêmio se apóia. O mito da imortalidade. E é um mito que merece respeito. Não é maior que a nossa vontade e que a nossa grandeza. Mas é a única coisa que move o grêmio e o torna capaz de fazer coisas como o que fez hoje.
Enquanto nós colocamos camisas dos meninos da vila, fazemos dancinhas e encantamos o futebol mundial, o grêmio é uma coisa animalesca que se nutre de sangue.
Enquanto nós colocamos pôsteres do Pelé e do Robinho em nossos quartos, e admiramos as belas sereias passeando nas praias de Santos, eles tem a foto do Hugo de León barbudo e ensanguentado erguendo a taça Libertadores. Só olham pra essa foto. Rezam sobre essa foto como num culto satânico. Comem essa foto. São essa foto.
Apesar de termos vencido o grêmio muitas vezes (lembrem-se de 2002 e 2004), a genialidade provou ser inferior ao mito da raça algumas vezes. Quem não se lembra da Libertadores 2007?
Eu não quero lembrar NUNCA MAIS disso! Não quero NUNCA MAIS ver meu Santos perder pra um mito. Pra algo irreal. Pra um conto da carochinha. Pro heroísmo porradeiro dessa gauchada de azul.
Fui pro intervalo desse jogo acreditando nisso. Quando vi Felipe pegar mais que Yashin e se transformar num polvo inexpugnável de infinitos tentáculos, acreditei que o mito da imortalidade gremista tinha fim.
Só que faltou uma coisa. Matar esse mito. Porque aquele bando de gremistas fanáticos acredita no mito, e não deixou de cantar, de empurrar. Eles tem a foto do de León na carteira e assiste todo dia o DVD da batalha dos aflitos, aquela presepada de segunda divisão! Sabe que esse mito é a única maneira de seu time chegar longe, é a única fonte de vida desse grêmio. É a única forma de transformar o jonas que fazia gol de tornozelo na vila e bate mal pênalti, no jonas que acertou um balaço na gaveta pra virar o jogo (só pra citar um exemplo).
Tinha que ter atirado na cabeça do mito no segundo tempo. Não era resultado de ser preservado. NÃO ERA HORA DE TIRAR UM CARA QUE PRENDE BOLA PRA SE ACUAR, DORIVAL!!!!! QUE OS ERROS DO MANCHA TE SIRVAM DE LIÇÃO!!!! NUNCA SE DEVE DAR CHANCE PRA UM TIME DESSES VOLTAR PRO JOGO!!!!!
Tinha que ter prendido bola. Posto a bola no chão. JOGAR FEITO O SANTOS!!!!!
Hoje a genialidade até apareceu. Ganso é a genialidade encarnada. Faltou mais sangue, e o futebol está cheio de exemplos de "sanguinários" vencendo gênios!
Inclusive o treinador da seleção-arte acredita piamente nisso. Ele teria razão? Ontem teve, pois a filosofia dungueana teve uma vitória parcial.
Venceu porque não se acuou perdendo. O Santos se acuou vencendo. E por um momento nossa Copa do Brasil morreu. Precisou tomar 4 pra voltar a por a bola no chão.
O Grêmio merece respeito por ter criado uma fama que aumenta muito as capacidades de um time limitado e muito bem treinado. Silas teve o mérito de arrumar o time em campo de modo que pudesse jogar com o mínimo de organização suficiente pro mito da imortalidade ser invocado de novo."

Só discordo de quando ele fala mito, acho que é realidade. Acho que só quem fez aquelas 4 avalanches e apoiou como sempre entenderá essa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eae gurizada, fiquem a vontade comentando. Criticas construtivas, elogios e idéias serão bem-vindos.

Abraço